terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

O EVANGELHO SE COMPREENDE COM OS PÉS

EU ACREDITO É NO EVANGELHO DE JESUS!

Mc 1,14-15

O meu objetivo
O meu propósito, o meu objetivo, neste ano de graça de 2018 é muito simples: navegar pelo Evangelho de Marcos. Deixar meu barco singrar esse mar bonito e cativante, descobrindo suas surpresas, beleza e riqueza. E ao mesmo tempo, meu objetivo é um pouco audacioso: ajudar pessoas, grupos, comunidades e agentes de pastoral a navegar por esse mar, sem ter medo das tempestades que podem acontecer no percurso (Mc 4,35-41; 6,45-53), confiando, sempre, na palavra do Senhor: “Avance para águas mais profundas” (Lc 5,4; Jo 21,6).



NAVEGAR É PRECISO!

Hoje, todo o mundo navega pelas redes sociais, mas o povo das comunidades encontra dificuldade enorme em navegar pela Bíblia, em familiarizar-se, por exemplo, com os evangelhos: coisa difícil de entender! A Bíblia é muito difícil de entender, padre! E, ainda, penso eu, muito mais difícil de escutar, acolher, contemplar, viver e anunciar!


JESUS COMEÇOU A PROCLAMAR
Vamos aceitar o anuncio programático de Jesus, esse convite de acreditar no Evangelho: essa aventura, pessoal e comunitária (Mc 1,14-15). Vamos nos aventurar e treinar, pois convencido estou que vale a pena investir nessa empreitada um ano e um dia! Jesus segue passando no ateliê de todas as profissões e como a Levi convida-nos a segui-lo. A nós toca, com coração agradecido, preparar o banquete e celebrá-lo com nossos amigos e os amigos de Jesus (Lc 5, 27-31; Mc 2,13-17; Jo 15,8-17).
A pregação de Jesus
Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galileia, pregando a Boa Notícia de Deus:  «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia». Estamos diante das primeiras palavras de Jesus: elas apresentam a chave para interpretar toda a sua vida, atividade e missão. Cumprimento: em Jesus, Deus se entrega totalmente realiza seu plano de salvação. Não é mais tempo de esperar. O Reino é o amor de Deus que toca e transforma pessoas e comunidades (Mt 5,48; Lc 6,36). Está próximo: o Reino é dinâmico e está sempre crescendo. Conversão: a ação evangelizadora e o encontro com Jesus exigem mudança radical da orientação de vida. Acreditar na Boa Notícia: é aceitar o que Jesus realiza e empenhar-se com ele.


Acompanhe a nossa caminhada apaixonada pelo Reino de Deus, seguindo as pegadas e testemunhas que Marcos nos deixou no Evangelho, e partilhe suas descobertas, perguntas, dúvidas, sonhos e alegrias de viver e anunciar o Evangelho hoje. Marcos, ao longo do seu relato, deixa alguns convites, dicas e modelos para nos espelhar e focar no que vale realmente a pena. Pode conferir: Mc 1,45; 6,30-31; 14,9; 16,15.

AS PERGUNTAS DE UM COROINHA
Acabo de celebrar a Eucaristia. Domingo mundial das missões. Estou saindo, para ir para casa, mas o coroinha, vestido ainda com a roupa da missa, aproxima-se correndo, e eu me imagino o jovem do evangelho que chega perto de Jesus com uma pergunta urgente, e me disse: Justino: Conversão, Vocação ou Missão! Mas as perguntas começaram por outro viés.
- Padre, não leve a mal. Vou lhe fazer uma pergunta.
- Pode perguntar.
- O senhor é da Teologia da Libertação?
- Como assim?
- Sim, se o senhor é dessa Teologia chamada da Libertação?
- Bom..., na verdade é que fiquei admirado com a pergunta. Na homilia tinha falado da Igreja em saída.  De partilhar a alegria do Evangelho com todos os povos... Dos jovens, como o futuro da missão! Nada me fazia pensar em semelhante pergunta. Por outro lado, o menino ainda não tinha idade para frequentar a universidade... Tento refletir com meus botões. Depois da Eucaristia sempre chega alguma pessoa que quer se confessar ou tratar um assunto pessoal muito variado. Agora uma prova do “ENEM DE UM COROINHA”, assim, de repente, nunca tinha acontecido na minha vida!  Procuro me concentrar, porque as perguntas parecem continuar...
- Então, o senhor não é dessa Teologia?

- Olha, eu sou biblista, gosto muito da Bíblia, sou apaixonado pelo Evangelho, acredito e foco minha vida no Evangelho. Nele eu realmente acredito e garimpo todos os dias as pérolas escondidas! Por ele e pelos pobres sou capaz de ir de ônibus de Salvador da Bahia até Manaus, ou, como fiz uma vez, de Vitória, no Espirito Santo, até Cacoal, na Rondônia, enfrentando mais de mil quilômetros sem asfalto: Uma odisseia no espaço!
- Então, o senhor não acredita em Leonardo Boff?
-Não, acreditar, acreditar... NÃO! Eu acredito, SIM, é no Evangelho. O Evangelho de Marcos bem no comezinho apresenta e mostra o programa de vida de todo discípulo de Jesus: “mudar de vida e acreditar no Evangelho! Aí está tudo, tudo mesmo!”. Não somente para uma quaresma, mas para toda uma vida de serviço e solidariedade com os mais excluídos, acompanhando os processos da humanidade por mais duros e demorados que sejam, pois somos chamados a cuidar dos mais frágeis e pequeninos da Terra (EG 209-216), tocando com mão “a carne sofrida de Cristo no povo” (EG 24) e as feridas dos parceiros de caminhada! (Mc 1,41; 3,10; 5,27.28.30.31;6,56(2x); 7,33; 8,22; 10,13).
-Então, você não segue esse chamado Leonardo Boff?
- Pois vai ser que NÃO!  Seguir, seguir: NÃO! Eu sigo, SIM! Jesus de Nazaré, intento viver e anunciar o Evangelho, pois isso me alarga e alegra o coração para correr pelo caminho do Senhor (Salmo 119,32), traz “uma novidade inesgotável”, como diz o Papa Francisco, e é realmente Li-ber-ta-dor! (Lc 21,28; Mt 11,25-30; 4,23-9,38; 25,31-46).
- Então, você não acredita ou não é disso que chamam marxismo?
- Que negócio é esse? Olha, menino, eu só acredito em Jesus Cristo e somente nele tenho fixo o meu olhar (Lc 4,20. Hb 12,1-2), e “não me envergonho do Evangelho, pois ele é força de Deus para a salvação de todo aquele que acredita. De fato, no Evangelho a justiça se revela única e exclusivamente através da fé, conforme diz a Escritura: «o justo vive pela fé” (Rm 1,16-17).
Justino Martínez Pérez
85-999-394383