sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O XODÓ DE PAULO
Primeira Carta à Comunidade de Tessalônica
Anunciar o Evangelho é doar a própria vida (1 Ts 2,8).

Vocês querem conhecer o corão de Paulo? Leiam a Primeira carta à comunidade de Tessalônica. Querem conhecer realmente a ternura de um apóstolo? Leiam a 1 Tessalonicenses.

Querem saber como sonhar para criar e animar comunidades adultas na fé e na esperança?
Comunidades que sabem superar os conflitos e dar vida e esperança no meio dos redemoinhos da história? Leiam a primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses.
Querem saber como evangelizar hoje e os riscos que isso comporta? Evangelizar, para Paulo, é gerar pessoas adultas na fé, na esperança e no amor comprometido. Exige um processo de crescimento e acompanhamento, sobretudo no início, mas é necessário que seja permanente, para que as comunidades se tornando fortes, solidárias, missionárias e missionária deem frutos (Jo 15). Pois a alegria do Evangelho é uma alegria missionária (EG 21).
Leiam a primeira carta aos Tessalonicenses. Vocês querem perceber a dinâmica de Paulo e comungar com os valores que davam vida a uma jovem comunidade cristã tocada pelo poder do Evangelho e voltada para o Senhor Jesus? Leiam, garimpem e saboreiem a primeira carta aos Tessalonicenses.

Apresentando o perfil de Paulo
De Paulo se tem falado de tudo. Tantas coisas foram escritas a respeito dele. Nem todas certas! Em Paulo Afonso /Bahia, tivemos um Curso intensivo de Bíblia de 15 dias para Assessores Bíblicos e Agentes de Pastoral. Quarenta e cinco pessoas de todo o estado da Bahia. Começamos perguntando o que o pessoal tinha ouvido de Paulo. As respostas encheram três grandes cartazes. Maria, uma irmã da Santa Cruz e um servidor que assessorávamos o encontro, ficamos realmente arrepiados. Aquele pessoal tinha ouvido de tudo, de tudo mesmo! Como vamos sair dessa empreitada? Por três dias ficaram aqueles cartazes pendurados na sala. Começamos a ler a 1 Tessalonicenses. Houve trabalho de grupos e partilha no plenário. No final do primeiro dia, visitamos os cartazes e vimos o que tinha sido esclarecido. Foram riscadas várias linhas. O segundo dia, continuamos aprofundando as cartas de Paulo, Filipenses também esteve presente. Visitamos os cartazes e ainda ficavam algumas linhas pendentes para esclarecer ou aprofundar o terceiro dia. Isso foi em 1993. O que nós hoje não podemos ler ou escutar a respeito de Paulo? Brevemente. Em Barcelona encontrei Rosa Maria Jané, interessada em aprofundar a Bíblia. Logo me disse: Não quero nem ouvir falar de Paulo! Começou a participar do Grupo Missionário de Horta. Chegou o momento de aprofundarmos as Cartas de Paulo e ela, como todo o grupo, acompanhou com muito interesse e dedicação. A casa de Gloria Coral era nossa referência durante vários anos. Rosa Maria, hoje, é casada, tem dois filhos: Paulo e Lucas!
Tudo isso está exigindo de nós, Biblistas, Agentes de Pastoral, Animadores, Vida Religiosa Consagrada, Ministros, Catequistas, um aprofundamento sistemático e profundo do perfil de Saulo - Paulo, perseguidor da Igreja, e apóstolo e trabalhador que anuncia o Evangelho, junto com muitos outros missionários e missionárias itinerantes no coração do império romano. Oferecemos umas primeiras pinceladas para retomar e continuar mais adiante.
Paulo, uma vida entregue a Cristo
Quem é Paulo?  Seu nome judio é Saulo. Nasce em Tarso em Ásia Menor, no seio de uma família judia observante no meio dos gentios. Recebeu uma educação esmerada na cultura grega e no judaísmo. Discípulo, em Jerusalém, do famoso doutor da Lei Gamaliel. O encontro com Cristo no caminho de Damasco mudou completamente sua vida. Em Cristo, Paulo descobre o verdadeiro rosto de Deus que sempre havia procurado.  Ao reconhecer-se amado e salvo por aquele a quem perseguia, teve, como ninguém, a experiência da graça e gratuidade Deus. Dessa experiência derivam a vinculação excepcional de Paulo à pessoa de Cristo e a mudança radical de vida. Saulo, o fariseu zeloso, “em retidão de vida segundo a Lei, irreprochável” (Flp 3,5-6) e perseguidor da fé crista, abandona suas certezas e suas buscas passadas para aferrar-se Àquele que um dia o alcançou: Jesus, o Cristo.  Só Ele conta de agora em diante. Porque foi conquistado no seu caminho pelo amor de Deus (Gl 2,20), Paulo descobre que tudo o que considerava como vantajoso (nascimento no povo da promessa, pertencente à corrente farisaica, conhecimento e observância dos preceitos da Lei, etc.), tudo isso é realmente “lixo” em relação com o conhecimento de Jesus Cristo morto e ressuscitado.
O testemunho de Paulo.
O encontro com Cristo faz dele uma pessoa nova e corajosa. Passa uns anos na solidão para crescer e amadurecer, antes de pregar Cristo aos gentios. O perseguidor se torna uma ardente testemunha. Às comunidades de Corinto lhes conta o que há passado pelos caminhos da missão: São ministros de Cristo? Falo como louco: eu o sou muito mais. Muito mais pelas fadigas; muito mais pelas prisões; infinitamente mais pelos açoites; frequentemente em perigo de morte; dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. Fui flagelado três vezes; uma vez fui apedrejado; três vezes naufraguei; passei um dia e uma noite em alto mar. Fiz muitas viagens. Sofri perigos nos rios, perigos por parte dos ladrões, perigos por parte dos meus irmãos de raça, perigos por parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos por parte dos falsos irmãos. Mais ainda: morto de cansaço, muitas noites sem dormir, fome e sede, muitos jejuns, com frio e sem agasalho. E isso para não contar o resto: a minha preocupação cotidiana, a atenção que tenho por todas as igrejas. Quem fraqueja, sem que eu também me sinta fraco? Quem cai, sem que eu me sinta com febre? (2 Cor 11,24-28).

Paulo, apóstolo, teólogo missionário, pregador itinerante continua animando as comunidades através de suas cartas e testemunho inconfundível. Ao momento de sua partida confessa que, a pesar dos desafios encontrados, o objetivo foi conseguido: Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. José Comblin disse dele: “esse homem foi o único até agora na história do cristianismo que conseguiu realizar o passo do cristianismo de uma cultura a outra: da cultura semítica dos judeus para a cultura dos gregos. Desde então ninguém conseguiu realizar semelhante façanha. O cristianismo permanece confinado dentro dos limites da cultura grega e da cultura ocidental, que é sua forma atual. Nunca mais apareceu um Paulo. Até agora, depois de 19 séculos, Paulo permanece inigualado”.
Paulo está fascinado por Cristo e se compromete radicalmente com Ele. Nos ensina a força e a paixão pelo Evangelho. Quando sou débil, então sou forte! Pela graça de Deus sou o que sou. Com muito gosto gastarei e me desgastarei por vocês. Todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus. Quem nos separará do amor de Cristo? Ai de mim se não anuncio o Evangelho! Tudo posso naquele que me fortalece! São expressões que brotam da vida apaixonada e entregada de Paulo. Mostram seu respirar missionário sem fronteiras e o que lhe enche o coração de alegria. Não se arrepende de haver escolhido Cristo e de ter jogado tudo a essa “carta” do baralho. Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Cristo é a razão do meu viver! (Flp 1,21).
O coração da missão
A primeira carta aos Tessalonicenses es muito linda, fascinante. É o coração da missão. É o primeiro escrito de Paulo. Foi em Tessalônica que começou o Novo Testamento. Nessa carta vibra o coração de Paulo, pulsa o vigor de um convertido, a paixão de um discípulo missionário. Vale a pena mergulhar, esconde tesouros de profunda espiritualidade missionária. Vibra o coração de Paulo: pastor, teólogo na estrada, discípulo, missionário. Foi durante a segunda viagem missionária que Paulo chegou lá e anunciou o Evangelho. Forçado a deixar Filipos (1 Ts 2,2; At 16,39-40), Paulo chega a Tessalônica pelo ano 50 e se dirige, segundo o seu costume, à sinagoga. Logo os judeus sublevam a multidão, e Paulo e Silas, acusados e procurados, devem abandonar a cidade às pressas (At 17,5-10). Paulo se dirige e Beréia e logo a Atenas. Preocupado com a perseguição dos cristãos (1Ts 2,14-15; 3,3-4), envia-lhes Timóteo para ter notícias e encorajá-los na fé e na vivência cristã (1Ts 3,2-5). A carta tem duas finalidades: A de ação de graças, felicitações e encorajamento, e corrigir e aprofundar alguns desvios que despontavam na comunidade.
Essa carta que devia ser lida em outras comunidades chegou até nós. Paulo segue assim encorajando hoje anunciadores do Evangelho no coração do mundo: Comunidades em defesa da vida.  Esse é o tema para este mês da Bíblia do ano 2017. Leva um lema que é todo um programa de compromisso, porque evangelizar é doar vida (Jo 10,10) e muito más, seguindo as pegadas do Mestre e do Apóstolo das nações: Anunciar o Evangelho é doar a própria vida (1 Ts 2,8).
Justino Martínez Pérez – Missionário Comboniano
WhatsApp: 00-55-85-999-394383