sexta-feira, 18 de agosto de 2017

VISITA MISSIONÁRIA DA VRC EM FORTALEZA
Anunciar o Evangelho é doar a própria vida (1 Ts 2,8).
O terceiro domingo de agosto, mês vocacional, está dedicado à Vida Religiosa Consagrada (VRC). Este ano para celebrar esse acontecimento foi programada uma Visita Missionária. Sim. As duas palavras são salientadas. Visitar como Maria de Nazaret, que uma vez recebida a alegre saudação do mensageiro divino se pôs a caminho para visitar Isabel. O “Alegra-te, favorecida, o Senhor está contigo” ressoa neste domingo, aliás, neste fim de semana de modo especial, quando a VRC em clima intercongregacional vai realizar essa visita missionária na Paróquia de São Francisco, Canindezinho – Fortaleza.
QUEREMOS “VISITARpara escutar e sentir a vida pulsar em toda a sua riqueza: os gritos de alegria das comunidades, os clamores por vida e esperança das pessoas que moram, trabalham e sonham nesta parcela do Reino de Deus. Partilhando a “alegria mariana” de ser “visitados por Deus” nas nossas casas, nos nossos lares, nas ruas que percorremos para ir ao colégio, ou para voltar do trabalho. Deus nos visita e queremos também nos tornarmos “visita” para quem mais precisa de uma palavra, de um gesto, de um acolhimento, do Evangelho “partilhado”, porque saindo ao encontro das pessoas e comunidades, o “milagre da escuta e do anuncio da Boa Notícia” vai acontecendo, não com grandes números, mas de porta em porta, de corpo a corpo: conhecendo e reconhecendo rostos que tantas vezes não temos “tempo” para parar e descobrir em toda a sua beleza e profundidade. 

Como Isabel, queremos cantar a fé de Maria de Nazaré:  porque “acreditou na palavra de Deus”. Com Maria e como Maria, nós, hoje, comunidades peregrinas da VRC anunciamos que vale a pena “acreditar no Deus da Vida” que quer vida plena para todos se doando, marcando presença, especialmente lá onde está mais ameaçada (Jo 10, 10; 1 Ts 2,8). Levar essa mensagem, com a certeza de que “acreditar no Evangelho e ser testemunhas alegres do Reino de Deus” é uma graça e uma missão que se nos impõe e realizamos cada dia desde o carisma específico, e nesta data do fim de semana (19 e 20 de agosto), com a alegria de conviver, celebrar e dar graças ao Senhor da Missão pelos vários carismas com os quais o Senhor da Messe enriquece a sua Igreja. Graça, porque gratuitamente fomos amados, chamados e enviados. Missão, porque a felicidade que o Evangelho nos comunica não pode ficar dentro de nossa casa, de nosso quintal: deve ser proclamada desde as açoteias, desde os telhados, por todas as bandas “largas” das internets e pelas bandas “estreitas” dos becos, ruas ou avenidas, por onde o povo de Deus caminha, nesta grande Fortaleza: Com alegria, caminhamos na estrada de Jesus!
Além das visitas às famílias, haverá no domingo, encontros específicos para crianças, jovens, adultos, com programação específica. Haverá um momento para partilhar a caminhada realizada em mutirão por várias congregações durante dez anos na Rede “Um grito pela Vida”. Na parte da tarde na “tenda da partilha e do testemunho” se poderá “sentir” vibrar cada coração jovem que está dando o seu “SIM” ao chamado do Senhor: pessoas que estão iniciando a caminhada; outras que já levam mais tempo nessa empreitada pelo Reino:  jovens que estão no postulantado, noviciado, juniorado; outras pessoas que já levam anos “consagradas” a Deus e aos irmãos mais pequeninos, revelando o Rosto Misericordioso e materno do Deus de Amor; cantando com Maria o cântico do Magnificat: pois o Senhor que fez maravilhas coloca tudo de pernas pro ar, pois “Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração,  derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias” (Lc 1,51-52).
A celebração eucarística do domingo quer ser uma ação de graças pela “Visita” de Deus na nossa vida: Ele, que é Amor, quer que cada pessoa se sinta amada e corresponda a esse Amor, amando “como Ele nos amou” e nos ama.  Por isso, a caminho, como igreja itinerante e peregrina, a VRC de Fortaleza quer: Anunciar o Evangelho, doando a própria vida (1 Ts 2,8). Os religiosos consagrados, por sua vez, “em fidelidade criativa continuam escutando a Deus onde a vida grita” (Plano Global da CLAR, p. 03).
Justino Martínez Pérez - Missionário Comboniano
WhatsApp: 00-55-85-999-394383